Atualmente, a esfera dos comportamentos aditivos tem ganho uma nova dimensão que ultrapassa o tradicional abuso de substâncias.
Vários outros comportamentos produzem uma sensação de prazer e recompensa de curta duração, que motivam a propagação dos mesmos, independentemente da noção das suas consequências negativas, o que acaba por conduzir a um défice de controlo sobre esses mesmos comportamentos.
Estamos perante o que denomina “Adições Comportamentais”, isto é, síndromes semelhantes à adição de substâncias psicotrópicas, mas com um foco a nível de um comportamento ao invés da ingestão de uma substância propriamente dita. Significa isto que uma pessoa não consegue deter ou controlar um impulso para
ter determinado comportamento, apesar da noção consciente das suas consequências. Como exemplo temos, o jogo patológico, as compras compulsivas ou, como é cada vez mais frequente, a utilização abusiva das
teccnologias, como sejam, a internet, telemóvel ou videojogos, que afetam sobretudo os setores mais
jovens da nossa sociedade, com impacto no seu funcionamento diário, frequentemente com prejuízo do rendimento escolar, laboral ou das relações pessoais, sobretudo familiares.
Uma avaliação multidisciplinar e intervenção a diversos níveis têm-se revelado benéficas na resolução do problema a nível individual e familiar.
A OPIN oferece respostas multidisciplinares, individuais, familiares e em grupo, para este tipo de patologias.

Categorias: Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Artigos relacionados

Sem categoria

Os timings e alimentação do seu filho

Os timings e alimentação do seu filho. Muitas vezes andamos a mil à hora e queremos que as nossas crianças ingiram a refeição rapidamente. Porém respeitar os limites e tempos dos mais pequenos, bem como Read more…

Sem categoria

Esta consulta consiste em 2 momentos diferentes mas complementares 1.º Avaliação Inicial Psicologia (cerca de 60 min) 2.º Retorno e Indicação de Plano Terapêutico (cerca de 30 min) Intervalo entre a 1.ª e a 2.ª Read more…

Sem categoria

Aulas de Yoga

Yoga “Como é definido no Yoga-Sûtra, o yoga é a capacidade de direccionar a mente sem distracção ou interrupção ou, por outras palavras, o yoga é a cessação das flutuações da mente.” O yoga é Read more…