in https://gazetacaldas.com/sociedade/chaves-futuro-pretende-ajudar-jovens-escolher-area-profissional/

Por Fatima Ferreira – 24 de Junho, 2016

A OPIN – Clínica de Psiquiatria e Saúde Mental e a escola de línguas The English Centre juntaram-se para desenvolver um projecto inovador na região, de orientação vocacional e profissional.

Intitulado “Chaves para o teu futuro”, pretende através de dinâmicas de grupo levar jovens em idade escolar a descobrir caminhos para que possam ser bem sucedidos no seu futuro académico e profissional.
O programa de formação proposto irá decorrer durante o mês de Julho e tem no máximo quatro semanas. É constituído por dois módulos, que podem ser realizados no seu conjunto, ou apenas em parte. Um deles é denominado Programa de Identificação e Treino de Competências em Dinâmicas de Grupo e pretende ajudar os jovens a conseguir trabalhar em equipa e dividir tarefas. É composto por oito sessões, em grupo e individuais, e tem um custo de 275 euros (ou de 247,5 para os alunos do The English Centre). Já o Programa de Orientação Vocacional e Profissional é composto por três sessões e tem um custo de 170 euros (ou de 153 para os alunos do The English Centre).
Os dois módulos têm um custo de 390 euros ou de 351 euros para os alunos desta escola de línguas e as formações irão decorrer nas suas instalações, tanto nas Caldas como na Benedita.
As inscrições podem ser feitas até 24 de Junho na secretaria do The English Centre ou através do e-mail geral@opin.pt
Paula Carvalho, directora clínica e responsável da OPIN, revela que não é fácil conseguir estar confortável em grupo, sem perder o sentido de individualidade, a criatividade e realização pessoal, pelo que  as técnicas da OPIN irão trabalhar as competências em dinâmicas de grupo.
A psiquiatra explicou ainda que esta pode ser uma ajuda para os jovens indecisos quanto ao rumo profissional, mas também para mostrar aos pais que nem sempre o que eles defendem como área para os filhos poderá ser, efectivamente, a melhor. “Por vezes, os pais querem determinada área para os seus filhos e estes acabam por se submeter à sua vontade, e esta formação pode ajudar a que seja mais fácil clarificar e mediar essa situação”, disse.
Nos casos em que isso acontece, e que os jovens seguem um percurso que não é o que realmente os realiza, a psiquiatra volta a encontrá-los mais tarde, e como doentes. “Estamos a falar em prevenir até algumas doenças do foro mental porque se o bem-estar não for cuidado a pessoa vai adoecer”, explicou.
O The English Centre vai dar início, em Setembro, ao 30º ano de funcionamento e, de acordo com Carlos Ribeiro, sempre se assumiu como mais que escola de línguas e posicionando-se perante os alunos como educadores. É nesse sentido que surge este projecto, que dá a possibilidade aos jovens de ter linhas orientadoras para fazerem a melhor escolha.

Categorias: Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Artigos relacionados

Sem categoria

Os timings e alimentação do seu filho

Os timings e alimentação do seu filho. Muitas vezes andamos a mil à hora e queremos que as nossas crianças ingiram a refeição rapidamente. Porém respeitar os limites e tempos dos mais pequenos, bem como Ler mais…

Sem categoria

Esta consulta consiste em 2 momentos diferentes mas complementares 1.º Avaliação Inicial Psicologia (cerca de 60 min) 2.º Retorno e Indicação de Plano Terapêutico (cerca de 30 min) Intervalo entre a 1.ª e a 2.ª Ler mais…

Sem categoria

Aulas de Yoga

Yoga “Como é definido no Yoga-Sûtra, o yoga é a capacidade de direccionar a mente sem distracção ou interrupção ou, por outras palavras, o yoga é a cessação das flutuações da mente.” O yoga é Ler mais…