Yoga

“Como é definido no Yoga-Sûtra, o yoga é a capacidade de direccionar a mente sem distracção ou interrupção ou, por outras palavras, o yoga é a cessação das flutuações da mente.”

O yoga é uma importante medida natural e preventiva para assegurar o bem-estar físico, mental e espiritual. A sua prática permite alcançar o equilíbrio e fortalecer o corpo e a mente.

As práticas de yoga ajudam a harmonizar e equilibrar o metabolismo através da regulação do sistema endócrino que por sua vez fornece resistência para lidar com o stresse; trabalha profundamente a revitalização das células levando à diminuição do envelhecimento precoce; é eficaz no tratamento de algumas doenças como hipertensão, diabetes, asma, depressão, ansiedade, insónia; melhora a flexibilidade e postura física.

“Yoga is the journey of the self through the self to the self” Bhagavad Gita

Nas minhas aulas tento trabalhar principalmente o estado de concentração e foco no corpo, na respiração e no momento presente o que permite a não permanência nem identificação com a mente. A prática de posturas (ãsanas), exercícios respiratórios (pranayama) e relaxamento permitem ao aluno uma meditação sobre si mesmo, ou seja, através da observação consciente e centrada no corpo físico, na respiração e na mente permite a cada um observar-se a si próprio como observa o mundo à sua roda e por sua vez trabalhar o auto-conhecimento de forma mais centrada e enraizada.

Categorias: Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Artigos relacionados

Sem categoria

Esta consulta consiste em 2 momentos diferentes mas complementares 1.º Avaliação Inicial Psicologia (cerca de 60 min) 2.º Retorno e Indicação de Plano Terapêutico (cerca de 30 min) Intervalo entre a 1.ª e a 2.ª Ler mais…

Sem categoria

Intervenção e Formação na área da Psicogeriatria

A idade avançada pode trazer alterações da saúde e da autonomia e fazer surgir ansiedade e depressão, doenças de memória, do comportamento e dificuldades de adaptação às perdas. Valorizando uma abordagem multidisciplinar a fim de Ler mais…

Sem categoria

Adições Comportamentais e Comportamentos Aditivos

Atualmente, a esfera dos comportamentos aditivos tem ganho uma nova dimensão que ultrapassa o tradicional abuso de substâncias. Vários outros comportamentos produzem uma sensação de prazer e recompensa de curta duração, que motivam a propagação Ler mais…