Atualmente, a esfera dos comportamentos aditivos tem ganho uma nova dimensão que ultrapassa o tradicional abuso de substâncias.
Vários outros comportamentos produzem uma sensação de prazer e recompensa de curta duração, que motivam a propagação dos mesmos, independentemente da noção das suas consequências negativas, o que acaba por conduzir a um défice de controlo sobre esses mesmos comportamentos.
Estamos perante o que denomina “Adições Comportamentais”, isto é, síndromes semelhantes à adição de substâncias psicotrópicas, mas com um foco a nível de um comportamento ao invés da ingestão de uma substância propriamente dita. Significa isto que uma pessoa não consegue deter ou controlar um impulso para
ter determinado comportamento, apesar da noção consciente das suas consequências. Como exemplo temos, o jogo patológico, as compras compulsivas ou, como é cada vez mais frequente, a utilização abusiva das
teccnologias, como sejam, a internet, telemóvel ou videojogos, que afetam sobretudo os setores mais
jovens da nossa sociedade, com impacto no seu funcionamento diário, frequentemente com prejuízo do rendimento escolar, laboral ou das relações pessoais, sobretudo familiares.
Uma avaliação multidisciplinar e intervenção a diversos níveis têm-se revelado benéficas na resolução do problema a nível individual e familiar.
A OPIN oferece respostas multidisciplinares, individuais, familiares e em grupo, para este tipo de patologias.
Sem categoria
I Simpósio do Munícipio de Óbidos: ‘A Saúde Mental que futuro?’
Quanto à OPIN agradecemos desde já o convite à Dra. Paula Carvalho para participar neste I Simpósio, foi uma honra mais um vez falar deste assunto, que cada vez mais, e finalmente, tem sido discutido Read more…